
Aline Carvalho
Saúde - Arte - Educação

Sobre
Percursos
Natural de Campo Grande, MS tem formação em Psicologia pela UFGD - MS especialização em Arte na Educação pela USP-SP e é Mestranda em Ciências da Saúde, Sociais e Humanas pela Unifesp - SP. Canta, compõe, conduz grupos de movimento e também dedica-se à Psicologia. Sua trajetória artística iniciou desde ainda criança quando já tinha paixão por cantar, e fazia aulas de dança. Posteriormente, já na graduação cantou em coletivos musicais, e também teve experiências na dança contemporânea e danças brasileiras. Já em São Paulo, onde também iniciou sua atuação enquanto Psicóloga e Psicoterapeuta, esteve sempre envolvida na articulação desta área com as de Educação e Arte. Criou e conduziu o projeto Corporeidade Sonora, trabalhou com musicalização infantil, estudou música circular, Teatro do Oprimido, Cinema e atualmente conduz o Projeto Vidas Contadas - Arte, Educação e Memória. Inspirada pelo projeto, continua sua pesquisa à título de Mestrado, desta vez sobre saúde e autocuidado a partir de histórias de vida de mulheres.
PROJETOS

Projeto Vidas Contadas
Com início em 2019, o PROJETO VIDAS CONTADAS surge da parceria entre os arte educadores Aline Carvalho e Mário Luz. O curta-metragem "A Viajante e o Fantástico Mandaqui" é o primeiro trabalho do Projeto e partiu do desejo de aproximar pessoas e bibliotecas, da aproximação por meio da escuta de histórias de pessoas, e dos laços afetivos que acontecem desta partilha. Na busca, por fim de valorizar o acesso ao conhecimento por meio da ocupação das bibliotecas públicas, do contato com a Arte, das memórias dos mais velhos e dos nossos bairros, às vezes tão esquecidos por nós mesmos, encontram-se os eixos que dão vida ao projeto.

Corporeidade Sonora
O projeto surgiu dos estudos em Laban- Arte do Movimento, e mesclado com os estudos em música circular, o Corporeidade Sonora tem o intuito de possibilitar aos participantes a própria pesquisa sonora, a partir do movimento. E assim, na tentativa de possibilitar um espaço de cuidado e pesquisa de si, o projeto imerge também na potência dos afetos coletivos. Afinar-se no mundo, por melodia própria e na coexistência.
PROJETOS

LIA
Dispositivo de experimentações
artísticas que visa proporcionar conversas e práticas por meio da construção de um espaço de cuidado. Literalmente participantes são convidados à construção, e através de metodologias inventadas e alguns recursos disponíveis, se lança pelo fazer arte aos afetos que surgem da relação com o espaço e com o coletivo. LIA colabora
ao fazer pensar, por meio da arte, sobre coexistência, autocuidado, saúde das nossas relações e nossas possibilidades criativas.
